Em novembro do ano passado, os jornalistas Renata Leal e Marcus Staudt, que moram em Lajeado, resolveram “sair da rotina”: deixaram as (lindíssimas) praias de Santa Catarina para conhecer Fortaleza e o igualmente lindo litoral cearense. Aqui eles contam um pouco sobre a experiência de uma viagem a dois.
O tempo voa e quando percebemos, mais um ano se passou, e com a correria diária o foco é sempre trabalho, trabalho e trabalho. Mas no ano passado, de 20 a 27 de novembro, nos demos direito a alguns dias de sol e água fresca. O destino: Fortaleza, Ceará, no Nordeste.
Eu e Marcus, jornalistas, noivos, moramos juntos há cinco anos e a princípio sempre escolhíamos as praias catarinenses para as férias de verão. Em 2016, decidimos ter um momento para nós em um local extremamente LINDO! Escolhemos ir com agência e fizemos pacote. O hotel foi o Litoral Fortaleza com um ótimo café da manhã, na beira da praia do Futuro. Custo benefício show!
A praia do Futuro é muito bonita, mas conforme comentaram conosco também é muito violenta. Para irmos à praia íamos sem celulares e nada de valor, pois dizem que os assaltos são constantes. No entanto, a todo o momento víamos policiamento ostensivo, o que nos causava certa tranquilidade.
Diversos quiosques (entre eles o ) na beira da praia, som ao vivo e uma boa cerveja gelada para curtir o marzão! Tinha milhares de ambulantes, e isso incomodava um pouco porque a cada virada para o lado, um “não” ou uma tentação! Como tudo na vida, os prós e contras.
Ao chegar a Fortaleza já fechamos destinos com passeios para praticamente todos os dias! Foram sete dias cansativos, mas conhecemos lugares paradisíacos do nosso Brasil.
Conhecemos Canoa Quebrada, que é uma praia simplesmente linda, com dunas enormes, as tão faladas falésias e coqueiros magníficos, além de restaurantes à beira-mar que oferecem todo o conforto desejado.
Fomos também a Cumbuco e, no passeio, fizemos uma trilha de jipe com muita emoção pelas dunas! Foi demais…
Gostei muito também da praia de Mundaú. Passamos o dia na Pousada das Marés e Restaurante. O local show. Dizem que até casório já aconteceu lá (fica a dica para o noivo Marcus). O que gostamos demais é que dentro da pousada ficamos em uma piscina com um bar… então, não queríamos mais nada! É possível passear muito de buggy ou barco. A vista é linda e o mar, perfeito.
Outro dos locais que nos marcou foi Lagoinha, que também é conhecida como uma mini Jericoacora. Quem vai diz que nem se compara à “original”, mas como não fui, pois a viagem era extensa, gostei! Lá fizemos o passeio 3 em 1. O percurso inicial era com a jardineira e mostrou um aspecto do agreste da região e um pouco da vegetação nativa; depois, no catamarã, atravessamos a Lagoa da Almécegas e o passeio de buggy passou por diversas fontes de água que brotam por entre as dunas pela praia. Após parar um pouco relaxamos em redes, dentro da água. Conhecemos também o jegue Rafa. rsrsrsrs
De comidas comemos muitos frutos do mar. Provei o tradicional baião de dois, que é arroz com feijão combinado com carne-seca, queijo de coalho e bacon, e muitas delícias. Gostei demais, mas voltei com saudade da carne do Rio Grande do Sul.
Na noite de Fortaleza também aproveitamos para ir a show de humor. Lá é muito tradicional e diversos humoristas famosos vieram de lá, como o Chico Anysio, Tom Cavalcante, Tiririca, entre outros. Fomos a um show da Rosicleia, que particularmente achamos sem graça. Era show com janta no Lupus Bier, que também não gostamos. Em outras noites também fomos ao shopping passear e até churrasco fizemos na beira da praia com amigos que estavam juntos na excursão, e que moram em Arroio do Meio.
Passamos também pelo Mercado Central que é um ótimo local para buscar lembranças para aqueles parentes e amigos queridos. Foi especial demais e indico essa viagem. O azul do mar é perfeito e junto de quem se ama se torna com certeza um passeio inesquecível. Valeu demais. Fica a dica!
Quer conhecer outra atração legal do Ceará? A família Reginatto conta aqui, neste link!