O jornalista Anderson Lopes é um explorador do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. E, a convite do Tem Criança na Viagem, ele elencou lugares para conhecer em família na região central do RS.
Trilhas leves que conduzem a lugares mágicos em meio à natureza quase intocada também podem ser exploradas com os filhos. Aí vão quatro dicas de quem já se aventurou sozinho e depois levou a família para conhecer pontos turísticos pouco conhecidos do Vale.
A 52,4 quilômetros de Lajeado, o Morro da Carapuça já serviu de destino para excursões de escolas, inclusive. O caminho pode ser feito de carro, até certo ponto. Depois é preciso ir a pé. Mas é de fácil acesso e pode ser feito com crianças. Mais perto do topo há a Toca Ventosa, uma fenda enorme que atravessa o morro de ponta a ponta. Não é recomendado entrar na toca, mas só observá-la devido a presença de animais como morcegos. São cerca de 20 minutos de caminhada. Mas lá em cima e visão é linda. Tem muita sombra. Ideal para um piquenique de uma família aventureira.
A 26 quilômetros de Lajeado, na localidade de Linha Alegre, a 6 km do centro. Diferente da Cascata do Emílio, bem conhecida, mas que cobra entrada, a gruta Nossa Senhora de Lourdes tem acesso grátis, rodeada por paredões de rocha e uma queda d’água límpida, que forma uma lagoa rasa, possibilitando banho – inclusive para crianças. Não é muito conhecido, mas o espaço conta com área coberta, banheiros e luz elétrica. Ótimo para o churrasco de um domingo quente.
A 60 quilômetros de Lajeado. o principal ponto turístico da cidade fica a pouco mais de quatro quilômetros da ERS-332. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é incrível obra de arte da natureza. Antes mesmo de chegar até ela, é possível apreciar algumas belezas naturais no caminho. Na estrada que leva até o local, avista-se uma bela cascata ao lado direito da estrada. O lugar conta com uma ampla área com sombras e churrasqueiras. O acesso pela escadaria é fácil. A gruta fica atrás de uma cascata e possibilita uma visão ímpar. Na parte mais acima, uma pequena piscina natural é o recurso para tomar banho. É a mesma água que, por fim, passa na cascata.
A 65,8 quilômetros de Lajeado, o ponto paradisíaco fica a 16 km do centro. A estrada que leva à Cascata da Barragem, ponto mais conhecido, é o caminho para chegar na propriedade dos irmãos Seitenfus. As corredeiras e quedas de água são abertas à comunidade. Os proprietários são acostumados a receber visitantes. Trata-se de um acesso fácil e pode evar a família. Há pontos mais próximos da queda que tem buracos. Mas na parte rasa, vale o banho das águas frias das rochas. Os donos são dois irmãos conhecidos na localidade como Mogango e Bichinho.
O Vale do Taquari tem diversos outros lugares bonitos para visitar. Além dos indicados pelo Anderson, há também o Cactário Horst, por exemplo. Aqui nessa matéria falamos um pouco sobre o lugar.
Quer conhecer mais lugares lindos no interior do Rio Grande do Sul? Nosso parceiro, o Touron, te leva! Clique aqui para ver todas as atrações.