8 dicas para fazer fotos de criança em viagem - Tem criança na viagem
Buscar
8 dicas para fazer fotos de criança em viagem
09/01/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Viagem com criança tem tudo para render fotos incríveis! E quem não gosta de rever as imagens, recordar a programação e o tempo que curtiu com seu pimpolho?

Mas nem todo mundo tem os conhecimentos básicos de fotografia para garantir belos registros do passeio. Por isso, fomos atrás de quem entende do assunto. Então, anota aí as super dicas da Aline Tonini – instrutora de fotografia na Qualificar Brasil Cursos de Fotografia. As fotos que ilustram esta matéria são cliques de alunos dela.

 

1. Seja criativo ao fotografar paisagens

Ao fotografar as belas paisagens que você está vendo, procure capturar as imagens por ângulos diferentes dos que estamos acostumados a ver. Seja se abaixando e fotografando o infinito do mar a partir de uma onda, por exemplo, ou registrando as dunas em perspectiva. Ter registros diferentes proporcionará a você um novo ponto de vista para contar sobre a viagem.

 

2. Aproveite os momentos de brincadeiras para fotografar seus filhos

 

Não há momento melhor para fotografar as crianças do que aqueles em que elas estão entretidas brincando. Isso porque conseguimos capturar a espontaneidade dos pequenos. Em momentos assim, é importante que você configure sua câmera para que ela congele os movimentos. Isso evitará as mãozinhas tremidas e a falta de foco. Se souber usar sua câmera em modo manual, o que é ideal para aproveitar os recursos dela, coloque a velocidade acima de 1/100. Já, se sua câmera for uma compacta (doméstica), coloque na imagem que representa uma pessoa correndo, assim vai congelar os movimentos.

 

3. Faça o meio disparo para que as fotos fiquem mais nítidas

 

Não é raro acontecer de ajustarmos bem o foco e, quando fazemos a foto, parece que ela não ficou bem nítida. Para evitar que isso aconteça, basta você usar a técnica do meio disparo. Se estiver usando sua câmera em manual, escolha a opção AF-S e coloque o ponto de foco em cima da criança, faça um meio disparo e clique. A imagem ficará super nítida.

Se estiver com uma câmera compacta, primeiro enquadre a cena com a pessoa a ser fotografada no centro, pois assim o foco ficará nela. Depois, pressione levemente o botão disparador até ouvir um barulhinho (que não é o mesmo click de quando se faz a foto), mantenha pressionado. Agora, você pode completar o disparo ou se preferir reenquadrar a cena, faça isso com o meio disparo pressionado, e então complete o disparo.

 

4. Respeite os limites da criança

Na hora de fotografar, procure deixar seus filhos à vontade e respeitar os limites deles. Se a criança passar a fugir da câmera e a pedir colo, deixe para fotografar em outro momento.

5. Use a regra dos terços para mostrar a criança e a paisagem

 

Quando viajamos, normalmente buscamos fotografar as crianças, amigos e familiares junto às paisagens. Mas o que muitas vezes acontece é que ou damos muito destaque para o lugar ou para as pessoas. Nesse caso, uma boa saída é usar a regra dos terços que consiste em traçar quatro linhas imaginárias sobre a imagem que você vai fotografar: duas verticais e duas horizontais. Nos pontos onde essas linhas se encontram haverá os pontos de ouro. Dessa forma, se você posicionar a criança em um desses pontos, poderá destacar tanto ela quanto a paisagem.

 

6. Fique na altura da criança

 

Um dos maiores erros que nós adultos cometemos ao fotografar crianças é ficar em pé na frente delas e, dessa forma, mais altos. Fotografar uma criança por uma perspectiva mais alta faz com que ela pareça achatada ou como algumas pessoas observam, “sem pescoço”. Pra evitar que isso ocorra, se ajoelhe e fique da mesma altura do pequeno. Assim você evita a sensação de achatamento e consegue deixar a criança mais confortável na hora dos cliques.

 

7. Fotografando em locais escuros

 

Fotografia é feita puramente de luz. Mas quando o lugar em que você está é escuro. O que fazer? Usar flash. Se você usar uma câmera semi ou profissional, procure levar em sua viagem um flash externo. Acredite: vale a pena carregar esses gramas a mais na bolsa para usar nestes momentos. Se não tiver o flash externo ou usar câmeras compactas, opte pelo flash pop up, que é o flash pequeno que está embutido nas câmeras. E lembre-se: ao usar flash, afaste as crianças das paredes em pelo menos dois metros, assim você evita a sombra forte que fica ao fundo.

E se for um ambiente que não permite flash? Neste caso fica bem mais complicado. O ideal é fotografar em modo manual com números de F bem baixos e números de obturador bem lentos (para permitir a entrada de toda a luz do ambiente na câmera), além de usar um tripé. Esse último ensinamento vale muito para as pessoas que têm a fotografia como hobby e dedicam-se a aprender a comandar sua câmera em um curso de fotografia. O resultado é lindo!

Dica especial: aproveite a luz do sol!

 

Aproveite a luz natural dos ambientes em que você está para fazer suas fotos. Se fizer fotos em ambientes fechados, tente posicionar as crianças perto de janelas e portas para que a luz do sol possa dar aquele tom natural às suas fotos. Além disso, procure fotografar perto do amanhecer e entardecer, pois nesses horários o sol estará mais dourado e trará uma cor especial às suas imagens.

Por fim, aproveite para fazer fotos que mostrem o quão incrível foi a viagem! Permita, também, que as crianças façam algumas imagens indicando a visão delas sobre os lugares visitados e passeios.

Créditos das fotos, nesta ordem: Virgínia Miranda, Thaís de Oliveira, José Clemente, Gil Santos e Eucely Badaró   

 

Quer dicas para fazer selfies bem legais? Acessa este texto aqui preparado pela blogueira Mari Simionato.


Crianças  fotografia  fotos  viagemd  dicas 
Todos os comentários
Blogueira dá cinco dicas top para sua selfie - Tem criança na viagem
[…] que tenham gostado! Com carinho,  Mari Simionato   Quer dicas para fotografar crianças? Aqui neste texto a gente ajuda! Estados Unidos  Blogueira  Selfie  Blog  Moda  Blog de […]
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2018. Todos os direitos reservados.