No final de novembro de 2016, o assistente financeiro Franco Will e a turismóloga Juliana Bacic Gehring viajaram para Dublin, na Irlanda, para um passeio de quatro dias com a filha Luiza, 6 anos. Apesar de a cidade ser conhecida por seus pubs, também tem programas bem bacanas para serem feitos com criança. Neste relato, a família compartilha excelentes dicas!
Nós somos catarinenses, e há 2 anos deixamos tudo para trás e cruzamos meio mundo para viver em Bucareste, na Romênia. Nossa maior paixão em comum é viajar e conhecer novos lugares, e uma das nossas mais recentes aventuras foi em novembro passado, quando passamos quatro dias em Dublin, na Irlanda.
A meu ver, o sucesso de uma viagem com crianças começa no planejamento. Algumas coisas que eu sempre recomendo são:
Nossa viagem foi focada em bater perna, ao ar livre, conhecendo tudo que poderíamos ver no curto tempo que tínhamos. Passeamos pelos principais pontos da cidade, entre os quais destacamos:
– Kilnmainham: já foi um manicômio, e hoje é um museu de artes e um parque muito bonito.
– Grafton Street: uma rua de muito comércio.
– St. Stephen’s Park: um parque urbano localizado bem no centro, e um dos destaques de Dublin para a Luiza. Viajamos no outono, então o parque estava cheio de folhas no chão, e brincar com elas foi uma diversão!
– O’Connel Street: uma das principais avenidas da cidade.
– Temple Bar: talvez não tanto uma área para ir com crianças, mas se for durante o dia é mais tranquilo… Essa é uma região com vários pubs um ao lado do outro, e um clima no ar de que a vida é uma grande festa!
– Docklands: uma região na beira do rio, onde o destaque são os prédios modernos nos quais grandes empresas têm seus escritórios. Nessa mesma área, uma outra atração chamou bastante a atenção da Luiza: o “Famine Memorial”, que são estátuas que representam as pessoas que fugiram da Irlanda em meados do século XIX, quando o país foi tomado pela “grande fome”. Contamos para Luiza uma versão mais leve da história, e o que ela mais gostou mesmo foi de brincar na volta das estátuas.
Mas como nem só de ar nós vivemos, alguns dos destaques da viagem também foram os restaurantes que visitamos, como o The Brazen Head Pub – vale muito a pena a visita para comer ou tomar um drink no pub mais antigo da Irlanda (desde 1198).
O Luigi Malones, na região do Temple Bar, uma boa opção para ir com crianças – enquanto esperava sua comida, Luiza ganhou um kit de colorir que ajudou a passar o tempo. A comida vale a pena, e o preço também!
Para aquecer em um fim de tarde, a dica é um chocolate quente com marshmallow no Imsomnia, que é uma franquia, então é fácil de encontrar lojas espalhadas pela cidade.
Dublin talvez não seja o primeiro destino quando se pensa em viajar com uma criança, mas com certeza com planejamento e organização, os pequenos vão conseguir se divertir bastante também!