O Litoral Norte gaúcho tem atrações que vão além da praia, sabia? Outras belezas naturais, parques, cascatas, mirantes e museus compõem uma série de lugares que podem ser visitados em alternativa à rotina casa-praia-crepe-casa.
Nesta semana o Tem Criança na Viagem conheceu o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), localizado em Imbé – um passeio especial para saber um pouco mais sobre a natureza presente no litoral do RS.
Criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) na década de 1980, o museu apresenta uma grande diversidade de espécimes empalhados, como pinguins, focas, tartarugas marinhas e outros animais, aquários com peixes e seres vivos marinhos, além de maquetes que mostram um pouco mais sobre a geografia da região.
A grande atração fica por conta do esqueleto completo de uma baleia jubarte que encalhou em nosso litoral há alguns anos, com mais de 12 metros de comprimento.
Para entrar é preciso pagar um ingresso beeeeem baratinho – estudantes pagam meia e adultos com mais de 60 anos não pagam. A equipe é SUPER prestativa e dá atenção especial aos visitantes em suas dúvidas.
Em função da pandemia é necessário reservar a visita, que dura cerca de 30 minutos (mas o visitante pode ficar passeando pela área e observar, do lado de fora, tanques com tartarugas e jabutis.
Os contatos podem ser feitos pelos e-mails museu_ceclimar@ufrgs.br e ceclimar@ufrgs.br, ou pelo telefone (51) 3627-1309.