Se o seu filho é de comer bem, certamente se sairá bem no Vietnã. Encontramos uma rica variedade de frutas e verduras que também consumimos no Brasil. Por lá são muitos comuns sopas e massas – que chamam de noodles.
Quanto às carnes, os pratos da cozinha vietnamita são à base de porco e galinha, ou frutos do mar. Usam pouco sal e muitos temperos no preparo, principalmente alho e gengibre.
Ahhhhhh, e não podemos deixar de citar duas gostosuras: suas crocantes baguetes, herança do período de colonização francesa, e o delicioso, maravilhoso, inesquecível café com leite condensado!
Agora, se você não estiver a fim da culinária local, nas maiores cidades poderá procurar pelas grandes redes de fast food, como KFC, Mc’Donalds, Burguer King, Pizza Hut…
Nos registros, um pouco do que vimos e provamos ao longo de três semanas pelo país.
Sara encarando – não muito feliz… – o prato mais tradicional do Vietnã: o “pho”. É uma sopa feita à base de massa de arroz. Junto misturam carne de frango ou porco e legumes. E o mais estranho é que eles servem isso já no café da manhã!
Esse aí é o “wonton”, um aperitivo típico do país: uma massinha frita (quase sem sal) com molho de tomate e camarão (beeeem apimentado). Mas também tem outras variações, em formato de trouxinhas e com outros recheios.
O “stir fried noodle” também é bem popular nos restaurantes por aqui: uma massa tipo miojo (frita) e que servem misturada com carne ou vegetais. Essa daí tem cenoura, pimentão, aipo, cebola, alho, minimilho e gengibre. Detalhe: em geral você receberá os pratos com garfo e colher. Não é todo lugar que tem faca.
O país conta com uma rica variedade de frutas e verduras, iguais àquelas que consumimos no Brasil: banana, maçã, melancia, laranja, coco, tomate, cenoura, alface…
Pelas ruas, as vietnamitas carregam as frutas e verduras desse jeito aí, como uma feira ambulante. Manga é a fruta mais popular no país.
Essa é a durian, outra fruta muito consumida na Ásia. Você come essa parte amarela – gostosa, mas o problema é o cheiro ruim. Inclusive, tem hotéis e táxis que proíbem a entrada de durian!
Herança do período de colonização francesa, são muito comuns no Vietnã as baguetes. Essa aqui, bem crocante, só com alho e uns temperinhos.
Mas a mais famosa mesmo é o que eles chamam de “banh mi”. É um sanduíche com baguete, que pode ser feito com diversos tipos de recheios salgados. Mas, em geral, colocam um patê próprio (que não temos a mínima ideia do que seja feito.. hehe), molho, saladas, salsicha, carne de frango ou porco. Servem nos restaurantes e também em barraquinhas nas calçadas.
O Vietnã também é conhecido por ser o país com a cerveja mais barata do mundo, a Bia Hoi. Nos restaurantes, aparece como “local beer” ou “fresh beer”, por não ter conservantes. É armazenada e distribuída em barris e servida em canecas, como um chope. Uma caneca sai pelo equivalente a menos de R$ 1!
Ah, o café vietnamita… Ele vem com leite condensado! Essa taça da foto era de bebida gelada: dois dedinhos de leite condensado, café e muito gelo. Também deliciosa, vale provar a versão quente! Na cidades maiores, há cafeterias por toda a parte.
Por aqui também são muito comuns os “spring rolls”: massinha de folha de arroz frita com recheio de carne. Na foto, a versão “fresh”, com massa cozida e legumes, acompanhada de salada verde com manga e camarão.
Quando enjoar da culinária local – ou para agradar o paladar de toda a família – você também consegue encontrar algo mais ocidental: pizza, batata frita, espaguete bolonhesa ou à carbonara. Ou então pode partir em busca de um grande rede de fast food. Vimos KFC, Mc’Donalds, Burguer King e Pizza Hut.
Quer saber um pouquinho mais sobre este pais? Conheça a capital em 25 fotos
Vai fazer o trajeto Vietnã – China de trem? Este post conta como é a experiência.