Quando decidimos o roteiro pelo sudeste da Ásia, consideramos as atrações dessa região – como as praias paradisíacas, a espiritualidade do povo oriental e a curiosidade por sua cultura, tão exótica e diferente da nossa. Somava-se a isso a possibilidade de uma viagem relativamente barata, quando comparada com outros destinos internacionais, como Europa ou Estados Unidos.
Durante as pesquisas para a compra das passagens aéreas, não encontramos voos diretos para o sudeste da Ásia. Afinal, o destino é – literalmente – no outro lado do mundo. As companhias que partem do Brasil fazem pelo menos uma conexão no meio do caminho. A cidade de parada varia conforme a empresa. Pelas nossas buscas, havia uma conexão em Abu Dhabi ou Dubai (ambos nos Emirados Árabes Unidos) ou ainda em Istambul (Turquia).
Foi então que identificamos a possibilidade da chamada conexão estendida ou stopover. É quando você vai para um destino e tem a chance de conhecer mais um, pagando pouco ou nada a mais por isso.
No nosso caso, o voo de ida (São Paulo para Singapura) previa uma conexão de cinco horas no aeroporto de Istambul. Mas ao invés de cinco horas, ficamos oito dias no país. Para isso, além do valor da passagem normal (São Paulo para Singapura), desembolsamos somente cerca de R$ 100 a mais por pessoa comprando os bilhetes pela Turkish. A propósito: muito bom o serviço – e a Sara adorou o kit infantil que recebeu no voo.
Então, lá fomos nós, conhecer um pouco desse país que fica na divisa entre dois continentes (Europa e Ásia), onde as mulheres muçulmanas usam burcas e onde você precisa escapar da lábia dos homens vendedores de tapetes… hehehe. Foi tempo suficiente até para esticar a viagem para o interior do país, na região da Capadócia, onde fizemos o tradicional passeio de balão.
Como consigo a conexão estendida?
Ao fazer a pesquisa pelas passagens aéreas na internet – no site da companhia ou outros sites de vendas de passagens (como Decolar e Skyscanner– preste atenção se seu voo terá alguma conexão.
Se tiver conexão, refaç busca e marque a opção “múltiplos destinos”, “várias cidades” ou “acrescentar outro destino”. Por exemplo: se você vai de Porto Alegre a Paris e seu voo prevê uma conexão em Lisboa, pesquise na ida por: Porto Alegre a Lisboa e acrescente na sequência o segundo trecho: Lisboa a Paris. E então o trecho normal de volta: Paris-Porto Alegre.
Pelo o que a gente já leu sobre o assunto, é mais provável que a conexão estendida ou stopover só funcione para destinos internacionais.
Não esqueça de se certificar sobre a exigência de visto e vacinas no país da conexão estendida. Se forem necessários e você não dispor deles, pode passar por problemas para ingressar no país. A necessidade de visto pode variar conforme o tempo de permanência no país.
AQUI você fica sabendo as exigências de cada país em relação às vacinas.
AQUI você tem acesso aos países que exigem visto de entrada para brasileiros.
Nem sempre a conexão estendida vale à pena. Então fique simulando as datas e a quantidade de dias em conexão. Se conseguir ficar monitorando, terá a possibilidade de fazer um bom negócio e colecionar mais carimbos no passaporte!
Vai viajar com criança? Sabe os documentos que são necessários? Leia aqui!
Vai para Londres?? Quer saber o que fazer por lá com crianças? Acesse aqui.