Conhecendo o Theatro da Paz - Tem criança na viagem
Buscar
Conhecendo o Theatro da Paz
28/04/2019
Tempo de leitura: 1 minuto.

Uma visitinha ao Theatro da Paz é importante para quem está em Belém do Pará. Importante para entender um pouco mais não só sobre a história do local, mas também da cidade e dos costumes da época em que foi inaugurado – fevereiro de 1878.

O passeio dura cerca de 40 minutos e traz algumas informações curiosas – entre elas, a principal, é a diferença para o Teatro Amazonas, outro prédio especial, localizado em Manaus, no estado vizinho. Enquanto no Amazonas os “ricos” da época tinham espaço para seus assentos no alto, último andar, de onde observavam a “plebe”, lá embaixo, no Theatro da Paz os mais abastados ficavam embaixo, no primeiro piso. Os menos favorecidos iam para o alto, perto do teto, onde não havia sistema de refrigeração e de onde não podiam ser vistos pelos ricos (que preferiam não ter que observar o povo).

As acomodações não tão adequadas gerava protestos do alto (ironicamente chamado de Paraíso) e cuspes sobre os abastados.

Por ainda ser utilizado, o prédio é muito bem cuidado e atualmente passa por reformas em sua fachada. A locomoção lá dentro é fácil para quem vai com crianças, e há banheiros disponíveis, e bem limpos, no lugar.

Aos 400 anos de idade, Belém chegou ao seu ápice econômico a partir desta época, considerada o período de outo do Ciclo da Borracha. O Theatro da Paz foi o primeiro de grande porte da região amazônica e é inspirado no Teatro Scalla, de Milão. É considerado um dos teatros monumentos do Brasil.

A maior parte dos objetos de arte, mármore, ferro e bronze, além de outros materiais decorativos, foi trazida da Europa.

O salão tem espaço para 900 pessoas, e ainda hoje as cadeiras conservam o estilo da época em madeira e palha.

Até hoje recebe peças e espetáculos, e diariamente guias acompanham turistas por seus corredores e camarotes, explicando um pouco mais sobre sua história.

Serviço

Aberto de terça a sexta, das 9h às 18h

Sábado – Das 9h às 12h

Domingo – Das 9h às 11h

Informações: (91) 4009-8758/ 8759/8756 | bilheteria@tdapaz.com.br

Endereço: Rua da Paz S/N – Centro – Belém-PA – Amazônia – Brasil – CEP: 66.017-210 
Site: www.theatrodapaz.com.br 
Email: producao@tdapaz.com.br

Nossa viagem por Belém do Pará teve dois importantes parceiros: o Hotel Regente e a Amazon Star. Valeu pessoal!


Belém  Pará  Amazônia  Norte  Arte 
Todos os comentários
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2019. Todos os direitos reservados.