7 dicas para curtir Floripa com crianças - Tem criança na viagem
Buscar
7 dicas para curtir Floripa com crianças
27/03/2019
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Scheila Silveira e o Vasco Pereira moram em Floripa e são pais deste gurizão aí. Conhecedores de tudo o que a capital de Santa Catarina pode oferecer para famílias, enviaram um texto beeeem legal com 7 dicas do que fazer por lá!

Floripa com crianças é diversão certa, mas exige planejamento e certos cuidados. Reunimos aqui as principais dicas para quem está a procura do que fazer em Florianópolis com crianças a tiracolo.


1. Aviso aos navegantes: Curta a natureza, mas esteja preparado. 
Temos uma capa de chuva e um mosquiteiro com elástico que se adaptam ao carrinho. O Caetano não sai de casa sem repelente e protetor solar na bolsa. 
A) Quase sempre chove à tardinha. B) Além de praias, Florianópolis consiste em uma série de manguezais e muito mato. Os bebês são especialmente  apetitosos para os mosquitos.
Se você planeja passar vários dias a beira mar, recomendamos adquirir roupas e chapéu com proteção UV. Como o Caetano ainda é bebê, os passeios são mais prazerosos (e longos) quando temos a  tranquilidade do FPS 60. 
Compramos os nossos na própria Florianópolis, na Decathlon da SC 401.

Cuidado com a pele do filhote: roupas com proteção são ótima pedida

 
2. Nem tudo é praia. O melhor lugar para levar crianças pequenas em Florianópolis é, a nosso ver, o Parque Lagoa do Peri. Há estacionamento,  banheiros, estrutura para piquenique e pracinha. Além da lagoa em si, claro.
A água é calma, limpa e rasa. Há muita sombra no bosque ao redor. Por ser um espaço muito frequentado por famílias,  os visitantes estão todos na mesma ‘vibe’. Ninguém vai se surpreender com choro, é possível compartilhar brinquedos e curtir sem se preocupar. 
Os adultos podem atravessar a estrada e aproveitar as águas agitadas e areia da Praia da Armação.  
Outro bom passeio que envolve água doce mas fica em um local menos badalado é a Cachoeira do Poção. O acesso é facílimo (tanto que a primeira vez que o Caetano a visitou estava ainda dentro do barrigão), mas não possui quiosques nem restaurantes.
Leve os lanchinhos consigo e lembre de trazer o lixo de volta. 

Mamãe segurando o filho de pé, na areia, às margens da Lagoa do Peri
Lagoa do Peri


3. Nem todas as praias são boas, mas algumas são ótimas.Daniela é interessante pela ausência de vento e mar calmo, além de ter uma longa faixa de areia. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha possuem bons restaurantes; há praias mais calmas no no Sul e águas mais quentes no Norte.
O principal é conferir o site da FATMA para saber quais estão balneáveis.
Para quem tiver espírito aventureiro, vale a pena considerar passeios de barco. Alguns levam a outras cidades da região, outros a restaurantes específicos ou até mesmo a ilhas menos exploradas. 

4. Aproveite a visita para apresentar os pequenos a animais um pouco mais exóticos. Crianças que moram em apartamento  estão habituados a conviver apenas com pequenos animais como cães e gatos. Florianópolis possui várias opções interessantes para quem deseja apresentar animais silvestres ou marinhos para as crianças.
A primeira é uma vertical do Projeto Tamar, o qual, entre outras coisas, ajuda na recuperação de animais marinhos – principalmente tartarugas. A sua família pode visitar a sede do projeto ou acompanhar ao soltura desses animais, que costuma acontecer na Praia de Moçambique ou na Barra da Lagoa.
Já o Parque Estadual do Rio Vermelho abriga alguns animais que não estão aptos para voltar à natureza e precisam permanecer em cativeiro. Vale a pena uma visita para acompanhar o trabalho da ONG R3.
Visitar as outras áreas verdes como Parque Linear ou Parque do Córrego Grande pode  render encontros com saguis e jacarés.
No inverno, lobos marinhos, pinguins, golfinhos e baleias migram do Pólo Sul para a região para se reproduzir e/ou fugir do frio. Vale a pena estar atento ao mar, pois são facilmente avistados.

Trilha no Parque do Córrego


5. Tem música e cinema de graça.
Há sessões gratuitas de cinema infantil aos sábados de manhã no shopping Iguatemi, e nas tardes de domingo, no Centro Integrado de Cultura (CIC). 
O Parque da Luz e a Praça dos Bombeiros abrigam o festival Hoje é Dia de Jazz, Bebê. Nas tardes de domingo, pegue a cadeira de praia, prepare o piquenique e vá curtir. A programação costuma ser divulgada em páginas como Calendário Floripa.
Sim, Floripa com crianças pode se transformar em um passeio econômico e cultural ao mesmo tempo. =)

6. Os shoppings são bons aliados.
Com chuva ou durante picos de calor, os shoppings são uma alternativa interessante. Estão sempre com alguma exposição em andamento, e contam com ‘Espaço família’. São áreas reservadas, equipadas com cozinha, banheiro infantil, trocador e espaços para amamentação. 
É bacana que os papais podem trocar fraldas sem o constrangimento de usar os banheiros femininos (sim, essa ainda é a nossa realidade), e as mamães têm privacidade para amamentar sem plateia.


7. Há vida para além da Ilha.Quer boemia? Fuja da badalada Lagoa da Conceição e arredores, atravesse a ponte e confira um dos bares e restaurantes do bairro Itaguaçu. 
Floripa com crianças é gostoso, mas pode ser tumultuada demais à noite. A vizinha São José também tem seus encantos: o bairro Kobrasol e o Centro Histórico oferecem boas opções para todos os gostos e bolsos.Para aqueles com hábitos mais diurnos, a Feira de Freguesia é uma alternativa gostosa para domingos preguiçosos. Há feira de artesanato,  food trucks, apresentações musicais e a famosa Bernunça. Procure no Google:  boi de mamão.  Seu filho vai se encantar ao conhecer.  

Uma ponte vista de uma janela com barcos na água, em Itaguaçu
Restaurante sobre pedras em Itaguaçu
Papai com o filho no colo em um deque de madeira na beira mar de São José
Um dos deques na beira mar de São José


A sua família já está de malas prontas? Venha curtir Floripa com crianças (ou sem).Esteja atento às opções de hospedagem e prepare-se psicologicamente para encarar o trânsito, mas não deixe de vir. Vale a pena.


Praia  Santa Catarina  Litoral  Floripa  Florianópolis 
Todos os comentários
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2019. Todos os direitos reservados.