Na Serra, em Canela e Gramado: sempre elas - Tem criança na viagem
Buscar
Na Serra, em Canela e Gramado: sempre elas
18/05/2018
Tempo de leitura: 5 minutos.

Canela e Gramado, na Serra gaúcha. Não adianta. A gente viaja, viaja, mas tem lugares que fazem tão parte da nossa vida que parece que estamos em nossa segunda casa. 

É assim com estas duas cidades. Tem sempre algo novo para conhecer, para visitar, para provar, para se surpreender – e, mesmo assim, é sempre a nossa velha conhecida. E o mais legal disso tudo é que não importa a época do ano que se vá para a Serra, sempre – repetimos, SEMPRE – tem coisa para fazer.

O inverno, claro, é a época mais disputada. Ruas, hotéis, atrações turísticas e restaurantes lotados de turistas – todo mundo esperando passar frio e, se der sorte, ver um pouco de neve. E ainda tem o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes da América!

No início do verão tem o famoso Natal Luz de Gramado – só que a festa não se limita a esta cidade: toda a região da serra transforma-se com luzes, brilho e motivos natalinos.

Na Páscoa, as fábricas de chocolate e as comunidades locais fazem das duas cidades um reino dedicado ao doce, à religião e, claro, ao coelhinho.

Viu? Não tem o que NÃO fazer em Canela e Gramado.

O Tem Criança na Viagem já contou várias histórias sobre passeios por lá (alguns dos links para as matérias estão no final deste texto). E agora vamos falar um pouquinho mais sobre um roteirinho de dois dias, com criança, para a serra gaúcha. Dividimos em sábado e domingo, e arrumamos programação para os turnos! 🙂

 

 

Sábado

Restaurante Nonno Mio

Um restaurante super bem recomendado e com um galeto de primeira: Nonno Mio. Tem estacionamento gratuito e exclusivo, o que por si só já é um alento, uma vez que o restaurante está muuuito bem localizado e, nas imediações, achar um lugar para estacionar é quase como ganhar na loteria.

 

 

Prepare-se para comer bem, do bom e do melhor. Um atendimento vip, familiar, com um ambiente muito confortável, cheio de história (que vale a pena conhecer, olhando com atenção as paredes da casa) e com a cara da serra. Prove a sopa de capelleti e o suco de uva. E tem Menu Kids. Adoramos o clima de lá!!!

 

 

Parece que tudo é feito a base de sorrisos: desde a recepção, geralmente feita por alguém da família, até o serviço em si. E isso contagia! 🙂

 

 

Endereço Avenida Borges de Medeiros 2070Gramado 

Telefone: (54) 3286-1252

 

Terra Mágica Florybal

Chegue descansado e pronto para caminhar, impressionar-se, brincar muito e deixar a criançada se divertir. Em uma área enorme, com muito verde, o Florybal é mesmo uma terra mágica, onde a gente encontra bruxas, magos, dinossauros, deuses exóticos, espaços para curtir a fé em silêncio… Dá para caminhar em meio à mata, abraçar árvores, praticar esportes, fazer arborismo e… COMER CHOCOLATE!!!

 

 

É um dos lugares mais bacanas entre todas as atrações turísticas da Serra gaúcha. Vale dedicar algumas horas para passear por lá: é tudo bem limpo e organizado, e todos os funcionários são super prestativos. Carrinhos de bebê não são um problema na maioria dos acessos, e tem diversão para todas as idades – mas alguns dos brinquedos têm restrição de idade.

 

 

Há duas praças de alimentação, e um trenzinho faz o transporte gratuitamente entre elas. Algumas atrações devem ser pagas à parte, mas o estacionamento é gratuito (ainda bem)!

 

 

 

Aberto diariamente das 9hs às 17h30min, inclusive domingos e feriados
Endereço: RS-466, quilômetro 5, número 1630 (estrada Canela / Caracol)
Canela – RS – 95680-000

Telefone: (54) 3282-5050 / (54)9167-0646 / (54)9167-0324

Email: contato@parqueterramagicaflorybal.com.br

 

 

Domingo

Manhã

Gramadozoo

Um zoológico diferente dos tradicionais, mas nem por isso menos interessante. Especial para quem se ressente de ver bichos exóticos mal acomodados em zoológicos normais, muitas vezes fora de seu hábitat natural (por exemplo, lá não tem urso polar sofrendo com a temperatura brasileira…).

 

 

É um espaço dedicado ao respeito à fauna brasileira e à educação das crianças, especialmente (apesar de que estamos em constante aprendizado, né?).

 

 

Na chegada o pessoal já avisa: é um zoológico da fauna BRASILEIRA – não tem girafa, leão, elefante… – e se dedica a cuidar de bichos que já passaram por algumas “dificuldades”: muitos foram apreendidos com caçadores ou em situações de tráfico de animais, ou foram atropelados, ou foram machucados de alguma forma e entregues às autoridades competentes para recuperação. Claro que também há animais que não passaram por isso – mas daí são os que nasceram no zoo.

 

 

O passeio é autoexplicativo, e o visitante segue um caminho indicado por placas para não perder nada. Em cada parada há uma explicação detalhada sobre a espécie, suas características e hábitos, sua situação (se em risco de extinção ou não, por exemplo) e sua área de incidência.

 

 

No meio do caminho o visitante encontra uma lancheria, banheiros (bem equipados para atendimento de crianças) e um espaço especial para as crianças: uma espécie de minicentro educacional, onde monitores recebem a gurizada, que aprende, de forma lúdica, ainda mais sobre os bichos. É um passeio imperdível!

 

 

Acesse o site: é bem completo e tem dicas valiosas. Ah: dá para fazer até passeio noturno!

 

 

Endereço: RS-115, distante 700 m do pórtico de entrada de Gramado.
Telefone: (54) 3421 0800
E-mail: sac@gramadozoo.com.br

 

Almoço:

Café Colonial Coelho

A gente sugere o Coelho como almoço, mas vai melhor como uma refeição à tarde – considerando que o café da manhã no hotel costuma ser sempre reforçado, né?

Prepare o paladar e o estômago para conhecer um dos mais tradicionais restaurantes do gênero no RS. Aliás, a expressão “café colonial” foi cunhada pelo fundador, o seu Coelho (que conta a história em um vídeo institucional que fica passando enquanto a clientela se esbalda de tanto comer…).

 

 

Se a origem deste tipo de refeição típica é ali, é óbvio que o pessoal daria show para os visitantes: bolos, doces, salgados, vinhos, sucos, tortas, queijos, salame, copa… Hummmmmmm. Uma delícia a ser aproveitada com calma, por algumas horas acompanhadas de boa conversa em um ambiente muito legal, às margens da Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela.

 

 

 

Endereço: Av. das Hortênsias, 5433 – Avenida Central, Gramado – RS, 95670-000

Telefone: (54) 3286-2538

 

Onde se hospedar:

Hotel Continental, Canela

Imponente, o quatro estrelas está localizado entre Canela e Gramado, na estrada de acesso à Cascata do Caracol e a outras atrações imperdíveis da região. Instalado em meio a uma área de cinco hectares muito verde, com trilhas de caminhada, espaços para churrascos, piscina coberta e aquecida e um “castelo encantado” para a criançada brincar. Logo, logo teremos um post especial sobre o Hotel Continental aqui no site!

 

 

 

 

Endereço: Rua José Pedro Piva, 220 Centro – Canela / RS

Telefone: 54 3282 5600

Email: reservas@redeencantos.com.br

 

Quer ler mais histórias sobre esta região da Serra gaúcha?

11 atrações imperdíveis em Gramado e Canela

Com três meses de vida, Miguel Roos faz sua primeira viagem a Gramado

Um passeio entre vales e dinossauros na Serra Gaúcha
 
 
* O relato acima representa nossa opinião sincera e isenta sobre as atrações indicadas no post, que nos receberam durante o mês de abril de 2018.  

Serra gaúcha  Gramado  Canela  Serra  Turismo  RS  Florybal  Gramadozoo  Hotel Continental 
Todos os comentários
Bondinhos e parque de diversões: um dia de alegria em Canela - Tem criança na viagem
[…] Quer mais dicas de passeios na região? Clique aqui! […]
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2019. Todos os direitos reservados.