5 passeios em família no Vale do Taquari - Tem criança na viagem
Buscar
5 passeios em família no Vale do Taquari
13/03/2018
Tempo de leitura: 2 minutos.

O jornalista Anderson Lopes é um explorador do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. E, a convite do Tem Criança na Viagem, ele elencou cinco lugares para conhecer em família na região central do RS.

 

Trilhas leves que conduzem a lugares mágicos em meio à natureza quase intocada também podem ser exploradas com os filhos. Aí vão cinco dicas de quem já se aventurou sozinho e depois levou a família para conhecer pontos turísticos pouco conhecidos do Vale.

 

Morro da Carapuça – Taquari

A 52,4 quilômetros de Lajeado, o Morro da Carapuça já serviu de destino para excursões de escolas, inclusive. O caminho pode ser feito de carro, até certo ponto. Depois é preciso ir a pé. Mas é de fácil acesso e pode ser feito com crianças. Mais perto do topo há a Toca Ventosa, uma fenda enorme que atravessa o morro de ponta a ponta. Não é recomendado entrar na toca, mas só observá-la devido a presença de animais como morcegos. São cerca de 20 minutos de caminhada. Mas lá em cima e visão é linda. Tem muita sombra. Ideal para um piquenique de uma família aventureira.

Fenda Ventosa, no Morro da Carapuça

Linha Alegre – Capitão

A 26 quilômetros de Lajeado, na localidade de Linha Alegre, a 6 km do centro. Diferente da Cascata do Emílio, bem conhecida, mas que cobra entrada, a gruta Nossa Senhora de Lourdes tem acesso grátis, rodeada por paredões de rocha e uma queda d’água límpida, que forma uma lagoa rasa, possibilitando banho – inclusive para crianças. Não é muito conhecido, mas o espaço conta com área coberta, banheiros e luz elétrica. Ótimo para o churrasco de um domingo quente.

 

Águas Boas – Bom Retiro do Sul (não aceita mais visitantes)

A 24 quilômetros de Lajeado, na localidade de Águas Boas, a cerca de quatro quilômetros do centro, a antiga usina hidrelétrica apresenta um ponto interessante para um passeio em família. Tem acesso fácil de carro e fica dentro de uma propriedade, mas o proprietário é acostumado a receber visitas. A cascata de cerca de 20 metros é acompanhada de uma lagoa e gramado com muita sombra. Ideal para um piquenique.

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Doutor Ricardo 

A 60 quilômetros de Lajeado. o principal ponto turístico da cidade fica a pouco mais de quatro quilômetros da ERS-332. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é incrível obra de arte da natureza. Antes mesmo de chegar até ela, é possível apreciar algumas belezas naturais no caminho. Na estrada que leva até o local, avista-se uma bela cascata ao lado direito da estrada. O lugar conta com uma ampla área com sombras e churrasqueiras. O acesso pela escadaria é fácil. A gruta fica atrás de uma cascata e possibilita uma visão ímpar. Na parte mais acima, uma pequena piscina natural é o recurso para tomar banho. É a mesma água que, por fim, passa na cascata.

 

Cascata da Barragem – São José do Herval

A 65,8 quilômetros de Lajeado, o ponto paradisíaco fica a 16 km do centro. A estrada que leva à Cascata da Barragem, ponto mais conhecido, é o caminho para chegar na propriedade dos irmãos Seitenfus. As corredeiras e quedas de água são abertas à comunidade. Os proprietários são  acostumados a receber visitantes. Trata-se de um acesso fácil e pode evar a família. Há pontos mais próximos da queda que tem buracos. Mas na parte rasa, vale o banho das águas frias das rochas. Os donos são dois irmãos conhecidos na localidade como Mogango e Bichinho.

 

O Vale do Taquari tem diversos outros lugares bonitos para visitar. Além dos indicados pelo Anderson, há também o Cactário Horst, por exemplo. Aqui nessa matéria falamos um pouco sobre o lugar. 

 

Quer conhecer mais lugares lindos no interior do Rio Grande do Sul? Nosso parceiro, o Touron, te leva! Clique aqui para ver todas as atrações.

 


Cachoeira  Cascata  Rio  Rio Grande do Sul  Vale do Taquari  Turismo 
Todos os comentários
Pedro Severo
A cascata de águas boas não é permitido a visitação...por ser uma propriedade privada...nem deveria constar no guia para evitar deslocamento até o local.
CRISTIANO SILVA
Magnífico tudo
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Booking.com
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2022. Todos os direitos reservados.