Um roteiro curto e cheio de delícias pela Serra - Tem criança na viagem
Buscar
Um roteiro curto e cheio de delícias pela Serra
27/12/2017
Tempo de leitura: 6 minutos.

A Serra gaúcha tem atrações para todos os gostos e bolsos – especialmente para quem adora as delícias da culinária e as belas paisagens oferecidas pela região, como a gente.

Neste fim de ano fizemos um roteiro curto, de pouco mais de 24 horas, por Caxias do Sul e Bento Gonçalves, a fim de provar um pouco mais da consagrada cozinha italiana trazida ao Brasil por nossos descendentes. E quer saber? Estamos loucos para voltar!

Os endereços e telefones estão no final da matéria.

 

Só na Serra, né?

 

Cantina Tonet – Caxias do Sul

Começamos este roteiro pela Cantina e Vinícola Tonet, uma das mais conhecidas da Serra gaúcha. 

 

Loja da Tonet

 

Produtora de vinho desde 1897, a família comercializa seus produtos desde 1950 e, desde então, conquistou diversos prêmios. No local há um espaço dedicado à venda de produtos coloniais e dos rótulos produzidos pelos Tonet, e também é possível fazer uma visita guiada – infelizmente chovia quando fomos, o que impediu o nosso tour  🙁 . Mas deu para fazer algumas fotos nas videiras e perceber o cuidado que o pessoal tem com os parreirais.

 

Uvas por todos os lados

 

Mas o mau tempo não nos impediu de nos deliciarmos com um dos melhores almoços italianos já provados pelo Tem Criança na Viagem: o restaurante de aspecto rústico, que guarda barris em seu interior e grandes mesas de madeira onde sentam-se mais de uma dezena de visitantes, é um tesouro gastronômico. Um ótimo atendimento, além da comida farta e deliciosa, são os destaques. Preste atenção na equipe de garçons: rápidos, simpáticos e sempre prontos a satisfazerem os seus desejos por… mais comida. E suco de uva, no caso da Sara… rsrsrsrsrs

O restaurante oferece café da manhã e da tarde, almoços, jantares e também recebe recepções, festas de casamento, formaturas, reuniões de negócios ou entre amigos – grupos grandes mediante consulta de horário e agendamento.

 

 

Para as crianças: caminhar em meio às vinhas, mostrar as uvas no pé e comer, comer. Quer programa melhor?

 

 

Caravaggio – Farroupilha

Estando na serra fomos conhecer um lugar que queríamos visitar há alguns anos, mas nunca íamos: o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha.

 

 

É fácil de chegar lá: saindo de Caxias são cerca de 25 quilômetros por estradas asfaltadas – e o final deles subindo a serra em direção à igreja. A estrada é cercada de paisagens lindíssimas e em geral muitos romeiros, que cumprem parte do trajeto a pé.

O local é palco de fé desde 1879, quando foi construído o primeiro oratório por um casal de imigrantes. Algum tempo depois, com as doações recebidas, foi construída a primeira capela. Um templo foi inaugurado em 1890 e, em 1921, o local passou a ser chamado de santuário. A atual igreja foi inaugurada em 1963.

 

Fé no alto da serra

 

Chegamos em meio à missa: igreja lotada, mas arredores do santuário vazio. Isso permitiu que conhecêssemos com calma, nos energizássemos e pudéssemos curtir, em meio ao silêncio, a vista maravilhosa do vale à nossa frente.

Lugar lindo, de muita paz, sem exploração turística exagerada e com a história muito bem preservada. Adoramos conhecer.

 

Lugar ótimo para reabastecer a fé e as energias

 

Para as crianças: é um lugar de fé, então respeito é primordial. Mas em dias mais tranquilos a criançada tem um amplo espaço para brincar na grama. Há bancos e sombra; os banheiros são grandes e limpos e há restaurantes nas imediações.

 

De lá a gente vê a serra que se estende à distância

 

Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves

Com a alma renovada pela fé, tocamos para o Caminhos de Pedra, um dos mais famosos roteiros turísticos do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. Sem tanto tempo disponível e com o itinerário pré-definido, escolhemos apenas três lugares para visitar: a Salumeria Caminhos de Pedra; a Vinícola Strapazzon e a Casa do Tomate. Mas o roteiro tem muuuitas outras atrações, que merecem a atenção do turista. Aliás, cuidado com o visitante é o que não falta: um atendimento atencioso, um site completinho e integrantes da rota muito simpáticos. Vale a pena visitar!

 

Salumeria

Estranho esse nome, né? Mas é isso que o lugar é, exatamente: um espaço dedicado ao salame. Tem de tudo: desde os mais tradicionais até os exclusivos, como de carne de javali e o de erva-doce. Tem também copas, culatello e sopressa, além do bressaola de carne bovina. Não entendeu? Então vai lá. Não vai se arrepender.

 

Salumeria tem diversos atrativos além dos gastronômicos

 

Adrenalina!

 

Em meio a tudo isso o pessoal ainda tem queijos e pães – tudo oferecido na degustação! A salumeria ainda oferece sucos, refrigerantes, cervejas artesanais e chope.

Mas como bom empreendedor, o Fabiano não ia se limitar a oferecer coisas boas só para apreciadores da gastronomia… E criou um parque sensacional atrás do estabelecimento: o Caminho da Aventura Parque, com tirolesa, arvorismo, rapel e super jump – tudo com muita segurança! E lá tem também os bichos de estimação do parque. O Bento, uma arara-vermelha, e a Maya, uma arara-canindé; a Giullia, uma jiboia filhote; a Luna (labradora) e a Eillin (terra nova Canadense).

 

Para saber tudo sobre salames

 

Para as crianças: os brinquedos do parque são para crianças a partir dos 5 anos, mas a Sara não se animou a descer a tirolesa. Há guias em todos os brinquedos e está tudo muito conservado. Dá para ver que a segurança é exigência lá. Os bichos de estimação fazem a alegria da criançada.

 

Vinícola Strapazzon

Ah… Vinho, história, queijos, salames, copas… Acha que a gente cansou? Que nada!

 

 

Outra delícia do caminho é a Vinícola Strapazzon, cheia de história e coisas boas. A casa de pedra irregular erguida em 1880 hoje guarda barris enormes de vinho e recebe os visitantes que, encantados, ouvem atentos às histórias contadas pelos descendentes dos primeiros Strapazzon. A casa é famosa e foi cenário do filme “O Quatrilho” (1995) e da novela “Tempo de Amar” (Globo), que atualmente está no ar.

 

Vai dizer que não dá vontade de conhecer?

 

A vinícola foi a precursora do Caminhos de Pedra: em 1992, em parceria com uma agência de viagens, começou a receber visitantes.

 

Vinícola é a precursora do roteiro

 

Aos finais de semana, além da degustação de produtos, há pão colonial à venda. Delícia!!!

 

Degustação e história!

 

Para as crianças: Curtir a plantação, conhecer a casa de pedra, tomar suco de uva natural e provar as delícias da tábua de frios!

 

Coisa linda! Casa de pedra já foi cenário de cinema

 

Casa do Tomate

O ponto alto é a explicação, cheia de sotaque e simpatia, da história da casa, do turismo na região e da produção de tomates. Tudo por lá remete ao fruto, mas é um ponto mais comercial do que os anteriores. Há um restaurante ao lado, e, no comércio existente no local, o visitante pode provar geleias e gasosas (o antigo refrigerante, ainda fabricado por lá). De quebra, dá para levar para casa lembranças turísticas e muitas coisas gostosas para comer!

 

Construção onde vive a família

 

Para as crianças: ver a produção de produtos à base de tomate pela janela da cozinha!

 

 

Que tal conhecer o roteiro Caminhos de Pedra com nossos parceiros do TourOn? Eles têm um preço super especial para nossos leitores! Acesse este link aqui para fazer um passeio sensacional!

 

Serviço:

Cantina Tonet

Telefone de contato: (54) 2992-3551

Endereço: Endereço: Estrada Municipal Vicente Menezes, s/n – Linha 40, Caxias do Sul – RS, 95032-300

 

Santuário de Caravaggio

Telefone: +55 (54) 3260.5166

Endereço: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha

Caixa Postal 194

 

Salumeria

Telefone: (54) 3455-6299

Endereço: Estr. p/ São Pedro, 1390, Bento Gonçalves

 

Vinícola Strapazzon

Telefone: (54) 3455-6312/3455-6321

 EndereçoLinha Palmeiro, s/n – Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves

 

Casa do Tomate

Telefone: (54) 3455-6292

Endereço: Estr. p/ São Pedro, 1390, Bento Gonçalves

 

 

 

O Tem Criança na Viagem agradece a todos os empreendimentos pela atenção dispensada. Apesar da parceria que resultou neste material, o texto é baseado em nossa opinião sincera sobre a experiência.

Também agradecemos ao Blue Tree Towers Caxias do Sul, que nos recebeu de portas abertas com uma hospedagem sensacional. Nossa avaliação sobre o hotel pode ser lida neste texto.  

Quer se hospedar na Serra? Acesse o Booking através do Tem Criança na Viagem!

 


Serra gaúcha  Serra  Caxias do Sul  Bento Gonçalves  Farroupilha  Caravaggio  Caminhos de Pedra 
Todos os comentários
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2018. Todos os direitos reservados.