Belo Horizonte além do "uai" e do pão de queijo - Tem criança na viagem
Buscar
Belo Horizonte além do "uai" e do pão de queijo
05/10/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Eita cidade bonita de passear, sô! Adoramos Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, assim como gostamos do estado inteiro. Gente querida, lugares lindos, comida deliciosa, e aquele jeitinho mineiro de quem gosta de ver a vida passar com calma e tranquilidade.

 

BH, sua linda!

 

Claaaro que nem tudo é “calma e tranquilidade” em uma viagem com crianças. Ainda mais numa das principais capitais do país. Mas com boa vontade e pão de queijo sempre se dá um jeito.

Visitamos BH em maio de 2015, quando também conhecemos Ouro Preto e Tiradentes. E fizemos o circuito turístico usual pelos principais pontos da capital.

Em uma avaliação mais breve, nossas principais impressões foram: cidade bem cuidada, limpa e segura. Claro que andamos em áreas mais turísticas durante o dia, sem nos misturar em muvucas ou transitar em áreas de criminalidade mais alta. Mas caminhamos bastante com a Sara e ficamos bem tranquilos em todos os momentos.

Como qualquer capital, Belo Horizonte é uma cidade cheia de coisas para fazer. Parques, museus, igrejas e arquitetura são os principais alvos dos turistas em uma cidade que tem, como símbolo, uma das obras de Oscar Niemeyer – a igreja de São Francisco de Assis.

É pelo complexo arquitetônico da Pampulha que começamos as nossas dicas.

 

COMPLEXO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA

É incrível conhecer estes ícones da arquitetura do país, projetados em 1940 por Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck. No entorno da lagoa da Pampulha – um lago artificial – diversas atrações, que dividem espaço com jardins projetados por Burle Marx, enchem os olhos dos visitantes.

O projeto mais conhecido é a igreja de São Francisco de Assis, que tem arquitetura de Niemeyer e pinturas de Cândido Portinari.

 

Igreja de São Francisco: bela por dentro…

 

O que nos chamou a atenção foi a situação no entorno da igreja. Muita sujeira, lixo e jardins mal cuidados. Para um local que está entre os mais famosos do país, achamos desleixado.

 

… mal cuidada por fora

 

Mas se o exterior deixa a desejar, o interior não decepciona. Pinturas lindas, azulejos de uma beleza ímpar em um espaço de paz ajudam a deixar a primeira impressão ruim do lado de fora.

Projetada por um ateu (Niemeyer) e com linhas totalmente fora dos padrões da época, ela só foi ter sua primeira celebração somente depois de 15 anos pronta. O ingresso ali custa R$ 3.

O complexo, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, ainda conta outros quatro construções: a Casa do Baile, cuja obra parece uma continuidade da lagoa; o Museu de Arte da Pampulha (entrada gratuita), que já funcionou como cassino e tem em seu acervo obras de Portinari, Di Cavalcanti, Guignard e outros artistas; o Iate Clube de Belo Horizonte, que conta com salões de festas e convenções, além de um salão com um painel de Portinari; e a casa de Kubitschek, que foi erguida para ser a residência de final de semana do prefeito e hoje é uma “casa museu” (entrada gratuita).

Como era de se esperar, a Sara adorou correr pelos amplos espaços e ver o pessoal pescando na lagoa! 

 

O ícone da Pampulha

 

ZOOLÓGICO de BELO HORIZONTE

Zoológicos são sempre opções legais para distrair os pequenos. E o de Belo Horizonte, que fica perto do Complexo da Pampulha, não é diferente. Tem um aquário com 50 espécies diferentes de peixes do Rio São Francisco, mais de 200 espécies de animais de um borboletário com mais de dois mil insetos.  

O site do zoo é este. O parque funciona de terça a domingos, e também aos feriados, das 8h às 17h – entrada permitida até uma hora antes do fechamento.

 

PRAÇA DA LIBERDADE

Chegamos em Belo Horizonte e fomos conhecer a Praça da Liberdade, esse lugar lindo, bonito e bem cuidado. Localizada na Savassi, um dos bairros mais conhecidos da capital, a praça tem jardins inspirados nos do Palácio de Versalhes. Muitas das construções a seu redor são do século 19, mas há também outros ícones, como o Edifício Niemeyer, projetado pelo próprio.

Em seu entorno estão centros culturais como o Memorial Minas Gerais – Vale, o Museu das Minas e do Metal, a Biblioteca Pública, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Palácio da Liberdade, que já foi sede do governo mineiro.

 

Visita para encher os olhos

 

Na biblioteca, um papo da Sara com escritores

 

O coreto da praça e, ao fundo, o edifício Niemeyer

 

MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Uma das atrações mais interessantes da região e, apesar de ser um museu, é legal também para as crianças. Com exposições e atrações interativas, apresenta história e ciência em um prédio cor de rosa que já abrigou a Secretaria de Educação.  

 

As atrações são interessantes para adultos e para crianças

 

O Chão de Estrelas é interesse puro para adultos e crianças – com lunetas espalhadas por uma sala revelando a riqueza de nosso solo -, assim como a Sala das Minas, onde um elevador leva o visitante às profundezas da Mina de Morro Velho.

 

Tecnologia e interatividade

 

Atenção: o museu só abre ao meio-dia!

 

De olho em tudo: para as crianças, tudo pode ser interessante

 

PLANETÁRIO

Ali pertinho da praça tem outra atração muito legal: o Planetário, no Espaço Conhecimento UFMG. São 65 lugares em uma sala com exibição de 180º x 360º. O domo tem nove metros de diâmetro.

 

PRAÇA DO PAPA

Ali estão as melhores vistas da cidade de Belo Horizonte. Espaço legal para a criançada gastar as energias, também. A praça ficou conhecida por este apelido depois de o Papa João Paulo II visitá-la, em 1980. Perto dali fica a Rua do Amendoim, onde, incrivelmente, carros desligados e sem o freio de mão sobem a ladeira ao invés de descê-la!

 

Praça do Papa, a melhor vista para a capital

 

Quer saber mais sobre Minas Gerais?

Neste post falamos sobre Ouro Preto! E, neste outro, sobre Tiradentes. 


Minas Gerais  Belo Horizonte  Minas  BH  Niemeyer 
Todos os comentários
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Booking.com
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2022. Todos os direitos reservados.