Manual de sobrevivência na China – 11 dicas - Tem criança na viagem
Buscar
Manual de sobrevivência na China – 11 dicas
22/09/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Realmente, a China é incrível. Não há como não se surpreender com o tamanho de seu território, com a diferença cultural, com a quantidade de gente e com as paisagens grandiosas.

Com base nas experiências que tivemos ao longo de um mês na China, montamos um manual de sobrevivência para ajudar as famílias que estão planejando uma viagem para esse país lindo e com uma cultura tão diferente da nossa.

 

1 – Prepare-se para o assédio com fotos 

Primeira dica do manual: os chineses adoram crianças ocidentais. Então, prepare-se para o assédio para fotos – principalmente se a criança for mais clarinha e loira. Sorriem, querem conversar, fazer um carinho. 

 

Saída de restaurante em Xian: quem vê de longe pensa que a Sara é uma popstar

 

2 – Um dia você terá de encarar o “buraco” no banheiro

Aceite! Um dia você não conseguirá escapar e terá de encarar os banheiros asiáticos. Banheiros com “buraco” ao invés de um vaso sanitário ocidental. Ah, além disso, na China, mesmo em shoppings e lugares mais turísticos, nem sempre você terá à disposição papel higiênico.

 

 

Banheiro dentro do trem de alta velocidade – esse pelo menos tinha até papel higiênico

 

3 – A gente só queria um simples “miojo”…

Se for comprar um “miojo” no supermercado, cuidado com todos os temperos que vêm dentro da embalagem, pois são muito apimentados. Em geral, só usávamos o sachê de “pozinho” (metade dele). A não ser que você goste de soltar fogo pelas ventas… Tem água quente à disposição para preparar a comida em vários lugares públicos – de trens a aeroportos.

 

Miojão no aeroporto: cuidado com os temperos!

 

4 – O álcool gel (ou sanitizador) será o seu melhor amigo 

Outro item importante do manual para quem viaja com criança: num país em que o padrão de higiene nem sempre é compatível com a exigência ocidental, carregue sempre na bolsa um álcool gel ou sanitizador. Vai ser útil para toda a família – principalmente para aqueles pimpolhos que adoram passar as mãozinhas por tudo! Hehehe…

 

5 – 1,20 metro de altura

Para os chineses, tamanho é documento! Para a compra de passagens de trem, ingressos em atrações turísticas e até para refeições, o desconto de criança em geral só é válido para aquelas com até 1,20 metro de altura.

 

Ali no meio avisa ó: 1,20 metro e até seis anos, paga metade!

 

6 – Café da manhã com buffet

Café da manhã em hotéis. Se não for um hotel internacional, e o café da manhã for no estilo “buffet”, prepare-se para um cardápio local. Em Shangai, aconteceu de a Sara só comer um ovo cozido no café da manhã! Não tinha pão, nem frutas, nem leite, nem café ou chocolate em pó – só pratos quentes (legumes cozidos e massa – caprichados na pimenta – e outras coisas que não soubemos identificar) e leite de soja. Tivemos que ir para a rua e complementar a refeição. 

 

7 – Os chineses têm pressa!

No segundo país mais populoso do mundo, é provável que em algum momento você se depare com muvuca de gente. Os chineses têm pressa e o empurra-empurra rola à solta! Então fique de olho para proteger as crianças.

 

Cooooooorrrre que vem gente!

 

8 – Artigo de primeira necessidade: internet

Na China não é tão comum encontrar pessoas que falem inglês. Nem mesmo nos restaurantes e nos hotéis. Mas recebemos ajuda de muitas pessoas com boa vontade que estavam dispostas a usar o tradutor do celular. Não foi nem uma nem duas vezes, foram muuuuitas as vezes em que fomos salvos pela internet! Aqui vai um agradecimento super especial ao nosso parceiro Easysim 4U, que disponibilizou nossa conexão por três meses durante a trip pela Ásia. Sem os chips a situação seria um pouco complicada, já que as conexões de wifi local bloqueiam todos os serviços Google, redes sociais e mais um monte de coisa.

 

 

9 – Carregue anotações em mandarim

Pouquíssimos taxistas entendem inglês. A solução é dar um jeito de ter o endereço e o nome do hotel, ou do lugar onde você quer ir, anotados em mandarim. Mais de uma vez aconteceu de chegarmos em frente ao nosso hotel e não conseguirmos identificá-lo porque na fachada o nome só estava escrito em mandarim. Esta talvez seja a dica mais valiosa deste manual de sobrevivência!

 

Se você não sabe mandarim… a situação pode ficar um pouco complicada

  

10 – Trem ou avião? 

A China possui uma excelente malha ferroviária, com trens de alta velocidade. Em alguns deslocamentos dentro do país, apesar de as passagens de trem e de avião custarem praticamente o mesmo valor, acabamos optando pelo trem. As poltronas são maiores, mais confortáveis e com mais espaço entre as fileiras. Tudo isso é sempre algo analisar quando você está com uma criança que precisa dormir ou se distrair, né? Além disso, também tem um janelão para curtir o mundo lá fora! E, no final das contas, se for considerar que para o embarque de avião você precisa estar no aeroporto com mais antecedência – e que em geral os aeroportos não são tão centrais quanto as estações de trem –  o tempo final de deslocamento não representará tanta diferença.   

 

O trem é rápido, espaçoso, prático – e tem espaço até para as crianças se “distraírem”

 

11 – Faça a alegria das crianças: vá à Disney Shangai 

Para dar uma “quebrada” na viagem com programação de adultos, vale dedicar dois dias para as crianças e incluir a Disney Shangai no roteiro. É um passeio BBB – bom, bonito e barato, considerando-se os padrões Disney ocidentais.

 

Pose para foto: Disney Shangai tem o maior castelo entre as Disneys do planeta!!
 
Quer ir além do manual de sobrevivência na China? Leia também:

Yangshuo: um achado no sul da China!

Guilin, muito mais do que ponto de partida para Yangshuo

Como fazer visto para a China?


Ásia  Viagem com crianças  dicas  Disney  China  Xangai 
Todos os comentários
A Cidade Proibida, na China, em 16 fotos - Tem criança na viagem
[…] A China é tão… diferente que fizemos até um “Manual de Sobrevivência”! […]
Muralha da China: uma visita (extenuante) - Tem criança na viagem
[…] Manual de sobrevivência […]
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2018. Todos os direitos reservados.