Dono de uma das vozes mais conhecidas do Vale do Taquari,  Fabiano Conte conta aqui pra gente momentos que curtiu em famÃlia no Rio de Janeiro. O radialista e professor viajou com a mulher, a administradora Simone, no final de 2014. Foram com os filhos, Maria Eduarda e Lorenzo, na época com 14 e 3 anos.
Â
Â
O destino de nosso passeio foi a cidade maravilhosa. Fomos o papai Fabiano, a mamãe Simone e os filhos Maria Eduarda e Lorenzo. A viagem foi planejada, com roteiro pré-definido, hotel, pontos a serem visitados, ingressos comprados…
Â
Viajar de avião com criança é um desafio, ainda mais quando a criança é inquieta e está disposta a fazer bagunça o tempo todo. Viajamos durante o dia, um erro na minha avaliação, porque o Lorenzo agitou o tempo todo. Em outras ocasiões, viajamos de madrugada ou a noite e a viagem foi mais tranquila, porque o sono foi mais forte que a vontade de bagunçar.
Â
Â
Ficamos em um hotel de Copacabana, à beira-mar, local bacana e lindo. Mas com criança, o agito da noite, o som do carros, não foi a melhor opção. Outro detalhe: com criança, opte por ficar em andares mais baixos, perto da portaria. Criança não suporta ficar presa em quarto de hotel.
Â
TÃnhamos um roteiro definido de visitação aos pontos turÃsticos, os mais tradicionais da cidade do Rio, com transporte e guia. Foi a melhor opção, sem estresse.
Por mais que tenha sido super gostoso visitar estes pontos ao lado de toda a famÃlia, é importante lembrar que as crianças (o Lorenzo tinha 3 anos na época) não têm muita noção do que está ocorrendo e nem mesmo do local onde estamos. Para os adultos o momento de estar no Cristo Redentor ou no Pão de Açúcar é espetacular, mas as crianças não ligam muito para isto.
Â
Â
Durante o perÃodo que ficamos no Rio, pelo menos num turno do dia Ãamos a praia. Não tivemos nenhum contratempo. Com toda a atenção necessária, mas o Lorenzo correu, brincou, se divertiu. É claro que a preocupação com segurança existe, mas isto não tirou o brilho de estar nas areias de Copacabana.
Â
– Pense bem a quantidade de roupas e outros utensÃlios que for levar na viagem. A maioria volta sem uso.
– Organize suas coisas em mochilas: são mais práticas de carregar.
– Quando o destino for para cidades quentes (praia) lembre-se do protetor solar e do gel pós sol.
– A alimentação nestas cidades turÃsticas é diferente das que você oferece em casa para as crianças. Não obrigue elas a comer pratos tÃpicos destas cidades. O tempero, a pimenta, o gosto, são diferentes.
– Se viajar de avião, tranquilize as crianças. O barulho das turbinas pode assustá-las.
– Sempre tenha opções de lanche rápido e água na bolsa.
– Lembre-se da documentação dos filhos. Leve junto sempre.
– Se for passear em locais muito movimentados, prenda uma fita no braço com nome da criança, dos pais e um telefone de contato.
Â