A família que viajou de barril pelo Brasil - Tem criança na viagem
Buscar
A família que viajou de barril pelo Brasil
24/01/2017
Tempo de leitura: 1 minuto.

Você acha difícil viajar com criança? Tem muita bagagem para carregar, falta paciência para distrair os pequenos durante o trajeto, a grana está curta? Então presta atenção na “história do barril” que aconteceu entre 1931 e 1933.

 

Com poucos recursos e o sonho de conhecer o Brasil, um casal de agricultores de Arroio do Meio (Rio Grande do Sul) – acompanhado da filha de dois aninhos – arrumou um jeito bem peculiar para fazer a viagem: rolando um barril pela estrada. Sim, foi isso mesmo que você leu! Durante o dia caminhavam e puxavam o barril com uma espécie de alça e, à noite, entravam nele para dormir.

 

Foi assim que a família Lanz percorreu seis Estados brasileiros, em uma jornada que durou um ano e meio, até chegar a Minas Gerais. Em determinado ponto da viagem, o casal comprou uma égua, que facilitava a rolagem do barril e também servia de meio de transporte para a criança. Na volta, os três retornaram para casa de navio.

 

 

O protagonista da história, Leopoldo Carlos Lanz, era um imigrante alemão natural de Munique. Depois do “feito”, escreveu um livro contando a aventura da sua família – “O Novo Diógenes: Atravessando o Brasil com uma Pipa”. O título faz referência ao filósofo grego que vivia dentro de um barril e motivou a curiosa viagem.

 

Está achando tudo absurdo demais? Pois é… O casal já morreu, mas conhecidos dos viajantes já garantiram que o relato é mesmo verdadeiro. Em 2008, essa história toda foi resgatada em uma edição dominical do jornal Zero Hora. Na época, foi entrevistada a “bebê” da viagem, Lia Lauermann, que já estava com 78 anos de idade e morava na cidade de Nova Petrópolis (RS).

 

E então: será que é tão complicado assim viajar com criança? 

 

Abaixo, leia na íntegra a matéria publicada no jornal Zero Hora.

 


Brasil  Rio Grande do Sul  Viagem em barril  Arroio do Meio 
Todos os comentários
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2019. Todos os direitos reservados.