Como fazer passaporte de criança - Tem criança na viagem
Buscar
Como fazer passaporte de criança
11/12/2016
Tempo de leitura: 3 minutos.
Passaporte não é só coisa de gente grande, crianças também precisam fazer o documento. Os vizinhos do Mercosul (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) até aceitam o ingresso de brasileiros com RG relativamente novo, com foto e em bom estado, mas, para outros lugares, o passaporte é obrigatório.
 
 
dsc_1086
Sede da Polícia Federal, em Porto Alegre
 
O processo para fazer o passaporte de criança é simples – idêntico ao para a expedição do documento para um adulto. O valor também é o mesmo de um passaporte para adulto (R$ 257,25 em outubro de 2016).
 
Nós fizemos um novo passaporte para a Sara em outubro de 2016, em Porto Alegre. Agendamos para cinco dias depois do pagamento ser efetuado, mas se quiséssemos o prazo poderia até ser mais curto. Havia vários horários disponíveis.
 

Quais são os documentos exigidos?

 
 O mais importante no processo de fazer um passaporte de criança é estar atento à lista de documentos exigidos.
 
– Para menores de três anos de idade, deve ser apresentada uma foto do rosto, tamanho 5cm x 7cm, recente, colorida, sem data e em fundo branco. Diferente dos adultos, a foto não é feita na sede da PF.
 
– Se a criança for menor de 12 anos e não tiver documento de identidade, pode-se apresentar a Certidão de Nascimento atualizada e original.
 
– Questões referentes a crianças órfãs ou adotadas, que viajam sozinhas ou com apenas um dos pais, são detalhadas no site da Polícia Federal. É muito importante prestar atenção nisso para, literalmente, não perder viagem.
 

 

Passo a passo para fazer um passaporte

 
1 – Para crianças, você precisa levar carteira de identidade original e dentro da validade (como já falamos, menores de 12 anos podem apresentar a Certidão de Nascimento). Se for para um adulto, ainda precisa CPF; título de eleitor e comprovante da última votação (se houve dois turnos, levar ambos). Em caso de renovação, passaporte brasileiro anterior (vencido ou perto de vencer); documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os homens; certificado de naturalização (se for o caso).
 
2 – No site da Polícia Federal, acesse o link Passaporte e logo depois clique em Requerer Passaporte. Ali, após clicar no item 3 (Emissão de Passaporte), você irá preencher a guia de nova solicitação do documento.
 
 
dsc_1080
Com o passaporte antigo: validade do documento para crianças é menor do que para adultos

 

3 – Neste item você escolherá o posto da Polícia Federal onde quer ser atendido. No Rio Grande do Sul você encontra postos em Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Chuí, Jaguarão, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana. Neste link você tem acesso aos telefones e endereços de cada um dos postos.
Será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser paga em qualquer agência bancária ou lotérica dentro do prazo de validade. Em geral a confirmação do pagamento só ocorre no seguinte dia útil.
 
4 – Após o pagamento é hora de agendar o atendimento – que será feito no posto da Polícia Federal que você escolheu.
 
5 – No dia e hora marcados, compareça levando junto a documentação original exigida, a guia paga, o protocolo da solicitação e o comprovante de agendamento. A fotografia que será utilizada no documento vai ser feita durante o atendimento, então não é necessário levar fotografia (no caso de maiores de três anos).
 
6 – Somente o titular poderá retirar o documento, no horário e local indicados. No caso das crianças, quem retira é o pai ou a mãe. Para a retirada é necessária a apresentação do documento de identidade, o reconhecimento de digital e a assinatura do documento.
 
 
 

Para saber a validade do passaporte:

Idade – 0 a 1 ano incompleto

Validade – 1 ano

 

Idade – 1 ano completo a 2 anos incompletos

Validade – 2 anos

 

Idade – 2 anos completos a 3 anos incompletos

Validade – 3 anos

 

Idade – 3 anos completos a 4 anos incompletos

Validade – 4 anos

 

Idade – 4 anos completos a 18 anos incompletos

Validade – 5 anos

 

Idade – 18 anos completos ou mais

Validade – 10 anos

 

Olha só:

Passaporte não se “renova” e nem se “prorroga”. Se venceu ou vai vencer, o viajante precisa de um novo documento – e passar, novamente, pelo processo completo da solicitação.
 
– O custo da emissão é de R$ 257,25.
 
– Fez o passaporte e não retirou dentro de 90 dias? O documento será cancelado.
 
– Porto Alegre conta, desde maio de 2017, com um novo posto para a confecção do documento – no shopping Praia de Belas. Postos como estes, em um centro comercial, já existem em outras 40 cidades do país. 
Com a inauguração, o atendimento para expedição e retirada do passaporte na sede da Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre (Av. Walter Spalding, nº 50) foi desativado, ocorrendo exclusivamente no Praia de Belas Shopping.
 
 

Horário de atendimento do Posto de Expedição de Passaporte

Expedição de Passaporte Comum (agendados): das 7h às 19h

Expedição de Passaporte de Urgência e Emergência: das 10h às 17h

Retirada de passaporte: das 10h às 18h

Outras informações: (51)3231-7081

**Para entrada entre 07 e 10 horas, antes da abertura do shopping, veículos e pedestres devem acessar pelo edifício-garagem do Praia de Belas, localizado na Rua Marcílio Dias, com ingresso pelo 6º Andar.

 
 

Viagem com criança  Passaporte  Passaporte para criança 
Todos os comentários
Tron, brinquedo de gente grande - Tem criança na viagem
[…] Para ir para a China precisa de passaporte. Sabe como fazer o documento para as crianças? […]
Documentos necessários para viagem com criança - Tem criança na viagem
[…] desacompanhado ou com terceiros precisa ter o documento de identificação original (RG) e o passaporte – quando necessário. É necessária uma autorização feita por ambos os pais ou responsáveis […]
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Booking.com
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2021. Todos os direitos reservados.