Praia certeira para a criançada: Porto de Galinhas - Tem criança na viagem
Buscar
Praia certeira para a criançada: Porto de Galinhas
04/12/2016
Tempo de leitura: 4 minutos.

Praia. Destino preferido da maioria das crianças. Com água calma e quentinha, areia limpinha, com várias atrações e sem muita muvuca? Porto de Galinhas, em Pernambuco. A praia fica a 53 quilômetros da capital, Recife, no município de Ipojuca.

Porto de Galinhas
Vai reclamar do quê em um lugar assim?

 

Fomos em março de 2015. A Sara tinha três anos e oito meses de idade.

Porto de Galinhas parece praia de cidade pequena. E o climão faz toda a diferença: tem um “centrinho” bem arrumado, calmo, com diversos tipos de restaurantes e lojinhas, e calçamento (o que facilita a circulação com carrinho de criança). Estátuas de galinhas estão espalhadas por toda a parte. A infraestrutura é tão boa que até o acesso à beira-mar pode ser feito por rampas.

Sim... A Sara quis fazer foto em todas as galinhas da praia.
Sim… A Sara quis fazer foto em todas as galinhas da praia

 

 

dsc_0154

 

O mar e as piscinas naturais

Mas para a gente as grandes atrações de Porto de Galinhas estão, mesmo, no mar. A água calma e quente, e as piscinas naturais em meio aos corais são lindas e inesquecíveis.

Os passeios de jangada são o programa número 1 para os turistas. É legal cuidar o horário do passeio, já que a maré pode estragar a visita. Busque informações sobre a Tábua das Marés no site da Marinha, pesquisando pelo Porto de Suape.

E atenção: por conta do excesso de visitantes e para garantir a preservação dos corais, a visitação é limitada. Há muitas piscinas que antes eram abertas e atualmente estão fechadas.

A criançada adora andar na jangada e, de quebra, ver os peixinhos e ouriços que vivem nos corais. Leve chinelos junto, para não machucar os pés. Sugestão: prepare a câmera fotográfica. Neste passeio você garantirá algumas das melhores fotos da viagem.

Um dos pontos mais conhecidos do mar por lá: O mapa do Brasil em meio aos corais
Um dos pontos mais conhecidos do mar por lá: o mapa do Brasil em meio aos corais

 

Por ali todas as paisagens são lindas
Por ali todas as paisagens são lindas

Praia de Muro Alto: a região dos resorts

Boa parte dos resorts de Porto de Galinhas fica na praia de Muro Alto. Mas o banho de mar só é bom em alguns trechos dessa praia. O melhor local mesmo é nas proximidades do Nannai Resort, que é o mais famosinho da região. Tem uma espécie de “lagoa” em um canto da praia, em um espaço especialíssimo, principalmente para quem está com criança pequena. Então, se você optar por um resort na área, considere a distância a ser percorrida para curtir o mar.

As nossas dicas

Em Porto de Galinhas dá para fazer praticamente de tudo com os pequenos.

– Procure ficar hospedado na praia de Porto de Galinhas mesmo, no centrinho. Se você pesquisar em sites como o Booking encontrará ótimas opções. Muita atenção: os resorts costumam ficar longe desta praia, que é a principal da região. E isso é frustrante, porque em geral não há nada por perto destes lugares (eles são feitos para você passar a maior parte do tempo lá dentro, curtindo as piscinas, restaurantes e todas as outras atrações). Então, qualquer deslocamento exige táxi.

– Se o passeio de jangada é fundamental, conhecer as redondezas a bordo de um bugue também é. É divertido (muito), seguro (médio) e confortável (pouco… rsrsrs). Um passeio de duas horas já vale – e a pechincha também.

– A melhor época para ir (considerando-se os fatores preço x muvuca x clima) é depois do Carnaval e até o final de março. Antes do Carnaval é alta temporada, e ao calorão somam-se praias lotadas e preços absurdos. Já em abril começa a época de chuva.

– Cuidando as dicas do TripAvisor provamos algumas delícias por lá. As memoráveis? A tapioca do Tapioca da Praia e as paletas mexicanas do Degusta Delícias Geladas.

– Ah, antes de ir embora, uma dica: compre galinhas. Elas estão em todos os lugares, tem de vários tamanhos e elas são… simpáticas!

 

Um combo interessante: Recife e Olinda

Para quem, como nós, não conhecia Pernambuco, vale muito estender o passeio para Recife e Olinda. São duas cidades lindíssimas e repletas de atrações. É fácil conseguir tours guiados, a partir dos próprios hotéis.

Em Recife, a principal praia, a de Boa Viagem, não é indicada para banho por causa dos ataques de tubarões! Então, vá para a capital Pernambucana para curtir a cidade.

Quem avisa amigo é...
Quem avisa amigo é…

Fizemos dois passeios que indicamos tranquilamente para quem está acompanhado dos filhos pequenos: à Casa de Cultura e à embaixada dos bonecos gigantes.

Casa de Cultura: Belíssima.
Casa de Cultura: belíssima

 

A primeira é um prédio antigo, que já serviu como presídio. Você consegue informações e horários aqui (Casa de Cultura). O lugar é sensacional e exala história. Tem elevador e muitas banquinhas de artesanato. Ali compramos uma fantasia de dançarina de frevo para a Sara e também a tradicional sombrinha. Foi um dos pontos altos da baixinha, aliás: a fantasia veio para o Sul e já encarou, inclusive, os invernos daqui… rsrs

Pensa numa guria feliz com a roupa de frevo!
Pensa numa guria feliz com a roupa de frevo!

Outra atração que a nossa pequena adorou foi conhecer os bonecões gigantes. A embaixada, apesar de ser dos bonecões “de Olinda”, está localizada em Recife (Bonecos Gigantes de Olinda). Visita muito obrigatória.

A bonequinha e os bonecões
A bonequinha e os bonecões

Do ladinho de Recife está Olinda. Ali as ladeiras impedem longas caminhadas com as crianças, mas o passeio de van garante que se conheça tranquilamente a histórica cidade.


Porto de Galinhas  Praia  Nordeste  Crianças  Brasil  Mar 
Todos os comentários
Nadando com as tartarugas de Fernando de Noronha - Tem criança na viagem
[…] e suas praias também é um ótimo destino para curtir com crianças. Neste link contamos sobre nossa experiência na capital pernambucana e em Porto de […]
Nannai Resort é a dica dos Sommer em Porto de Galinhas - Tem criança na viagem
[…] Quer saber mais sobre a região e Porto de Galinhas? Acessa mais uma matéria: Praia certeira para a criançada! […]
Deixe seu comentário
Seu nome
Email
Website, Facebook, Twitter
Seu comentário
Booking.com
Sobre o blog
Quem somos
Publicidade
Midia Kit
Anuncie aqui.

©Tem criança na viagem 2019. Todos os direitos reservados.